Nossa Casa

Localizado ao lado da Faculdade de Tecnologia, na parte norte do campus Darcy Ribeiro, o Departamento de Engenharia Florestal possui um ambiente moderno e espaçoso, especialmente construído para abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

É formado por três prédios interligados por passarelas, contando com mais de quatro mil metros quadrados de área construída. O prédio possui elevador, piso tátil e banheiros PcD atendendo as normas de acessibilidade.

O auditório, com capacidade para 130 pessoas, é climatizado e possui revestimento em madeira. Recebe o nome de Auditório Jeanine Maria Felfili em homenagem a célebre pesquisadora, que se destacou pelo nível de excelência em estudos no bioma Cerrado, e pela liderança que exerceu em mais de 25 anos de atuação como docente no Departamento de Engenharia Florestal.

Com seis salas de aula, que contam com sistema de ar condicionado central e projetores multimídia, o departamento possui capacidade de atender turmas de até 80 alunos. O prédio acadêmico, além das salas de aula, conta com duas secretarias (acadêmica e administrativa), sala de reuniões, sala de chefia, almoxarifado e copa para os servidores. E para melhor atender os nossos estudantes, é disponibilizado a eles uma copa exclusiva e equipada, para que possam fazer suas refeições em um ambiente limpo, seguro e adequado.

O maior edifício do departamento é o Prédio de Laboratórios. A estrutura de três andares possui 21 laboratórios e 33 salas para acomodação de professores e técnicos. Os laboratórios atendem os mais variados campos da Ciência Florestal, incluindo Conservação da Natureza, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia de Recursos Florestais.

O complexo do Departamento de Engenharia Florestal foi desenvolvido pela equipe de arquitetos e engenheiros do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan) da Universidade. Na sua entrada possui duas árvores, um ipê-branco e um ipê-roxo, plantados no início de sua construção e um ipê-amarelo, plantado na cerimônia de inauguração. Além de compor a paisagem natural do espaço, estas plantas possuem um significado simbólico para o departamento, por terem a mesma idade da nossa casa.