O Laboratório de Biodeterioração da Madeira está localizado no Térreo do Departamento de Engenharia Florestal da UnB e atualmente é coordenado pelo Prof. Alexandre Florian, membro permanente do PPG-Ciências Florestais.
Está equipado com vários equipamentos, tais como: câmara de fluxo laminar, câmara climática, estufa de secagem e esterilização com circulação forçada de ar, balanças de precisão, equipamentos para medir onda de tensão (stress wave timer), ultrassom, paquímetros, relógios comparador, vidrarias para ensaio acelerado de ataque de fungos e insetos xilófagos, reagentes e produtos químicos para tratamento de madeira.
As principais pesquisas em desenvolvimento neste laboratório incluem a avaliação da resistência natural da madeira, bambus e materiais lignocelulósicos bem como a eficiência de produtos químicos preservantes, de extrativos e óleos vegetais, para a proteção contra o ataque de fungos e insetos xilófagos em ensaios de laboratório. Outros estudos têm empregado técnicas alternativas, através de ensaios não destrutivos utilizando aparelhos de ondas de tensão, ultrassom, colorimetria e espectroscopia no infravermelho próximo e médio. Além desses, outros estudos mais avançados vêm utilizando a predição da vida útil de madeiras tratadas e não tratadas em serviço, através da técnica de redes neurais artificiais.
O desenvolvimento das pesquisas conta com a participação dealunos de graduação e de pós-graduação entre mestrado, doutorado e pós-doutorado. Além disso, boa parte das pesquisas conta com a participação de pesquisadores de fora da UnB, pertencentes ao Laboratório de Produtos Florestais vinculado ao Serviço Florestal Brasileiro.
Coordenador
Alexandre Florian da Costa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
+55 (61) 3107-5633