Laboratório de Biodeterioração da Madeira

O Laboratório de Biodeterioração da Madeira está localizado no Térreo do Departamento de Engenharia Florestal da UnB e atualmente é coordenado pelo Prof. Alexandre Florian, membro permanente do PPG-Ciências Florestais.

Está equipado com vários equipamentos, tais como: câmara de fluxo laminar, câmara climática, estufa de secagem e esterilização com circulação forçada de ar, balanças de precisão, equipamentos para medir onda de tensão (stress wave timer), ultrassom, paquímetros, relógios comparador, vidrarias para ensaio acelerado de ataque de fungos e insetos xilófagos, reagentes e produtos químicos para tratamento de madeira.

As principais pesquisas em desenvolvimento neste laboratório incluem a avaliação da resistência natural da madeira, bambus e materiais lignocelulósicos bem como a eficiência de produtos químicos preservantes, de extrativos e óleos vegetais, para a proteção contra o ataque de fungos e insetos xilófagos em ensaios de laboratório. Outros estudos têm empregado técnicas alternativas, através de ensaios não destrutivos utilizando aparelhos de ondas de tensão, ultrassom, colorimetria e espectroscopia no infravermelho próximo e médio. Além desses, outros estudos mais avançados vêm utilizando a predição da vida útil de madeiras tratadas e não tratadas em serviço, através da técnica de redes neurais artificiais.

O desenvolvimento das pesquisas conta com a participação dealunos de graduação e de pós-graduação entre mestrado, doutorado e pós-doutorado. Além disso, boa parte das pesquisas conta com a participação de pesquisadores de fora da UnB, pertencentes ao Laboratório de Produtos Florestais vinculado ao Serviço Florestal Brasileiro.

Alexandre Florian da Costa