Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina 161781 – Trabalho Final é obrigatória para obtenção do título de Engenheiro Florestal na Universidade de Brasília. Ela conta com 2 créditos e para o caso de trabalhos mais longos, com intensas atividades de campo ou de laboratório, aconselha-se ao estudante cursar antes a disciplina 165522 – Projeto para Trabalho Final, optativa, de 4 créditos.

Para o desenvolvimento da disciplina de Trabalho Final o estudante pode conduzir um projeto de pesquisa ou um projeto técnico/relatório de estágio em qualquer área da Engenharia Florestal. O trabalho, pesquisa ou projeto técnico/relatório de estágio, deve ser orientado/supervisionado sob a orientação de um Professor ou de outro profissional que tenha diploma de curso de graduação, e que possua matrícula FUB ativa.

Profissionais que não possuam matrícula FUB e manifestarem desejo de orientar Trabalho Final devem encaminhar solicitação ao colegiado do Departamento de Engenharia Florestal, que irá deliberar. Em caso de aprovação, será encaminhado processo de cadastro do professor/pesquisador/supervisor.

O estudante deverá apresentar o trabalho (técnico ou científico) perante uma banca constituída por 3 (três) membros, entre estes, o orientador (presidente). Para os membros que compõem a banca examinadora, é exigido experiência profissional de pelo menos 2 (dois) anos na área florestal ou em alguma área afim (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Geografia, Geologia, Engenharias, entre outras). Quando o orientador/supervisor for externo ao Departamento de Engenharia Florestal (EFL), um professor lotado no departamento, obrigatoriamente, deverá compor a banca examinadora.

É de responsabilidade do orientador/supervisor todos os aspectos referentes à nomeação de banca examinadora, data e local para defesa e lançamento da menção nos prazos regimentais. O não cumprimento por parte do estudante ou do orientador de qualquer uma das etapas implica em atribuição da menção SR (sem rendimento). Lembrando que se trata de uma disciplina regular, portanto, existe prazo para trancamento (menção TR) e possibilidades de trancamento justificado (menção TJ). O estudante com anuência do orientador deverá marcar na secretaria do EFL a data da apresentação do trabalho.

A apresentação é pública e tem limite de tempo total de duas horas, sendo de 30 a 40 minutos para a exposição por parte do estudante e o restante do tempo para arguição por parte dos membros da banca. Recomenda-se deixar parte do tempo (10 a 20 minutos) para possíveis perguntas por parte das pessoas da plateia.

Uma vez aprovado o trabalho, no caso de haver correções a serem feitas, o estudante terá até 7 (sete) dias úteis, a contar da data da apresentação, para providenciá-las. A versão final corrigida, com a folha de aprovação assinada pelos membros da banca, deverá ser entregue a secretaria do EFL.