O curso de graduação em Engenharia Florestal da Universidade de Brasília foi criado e reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 1978, porém, o inicio de suas atividades se deu em 1974, vinculado a Faculdade de Agronomia e Veterinária.
Desde 1986 é de responsabilidade do Departamento de Engenharia Florestal, quando este foi criado e vinculado a Faculdade de Tecnologia, unidade acadêmica da Universidade de Brasília. O curso utiliza as instalações da Faculdade de Tecnologia e de outras unidades acadêmicas da UnB, além de espaços comuns da Universidade de Brasília.
O curso oferta 100 vagas anuais (50/semestre), sendo a graduação em Engenharia Florestal com o maior número de vagas ofertadas no país. É ofertado na modalidade presencial em turno diurno e a carga horaria mínima para integralizar o curso é de 3.870 horas, sendo 3.255 horas referentes a carga horária de disciplinas obrigatória. O fluxo normal é de 10 semestres, com um limite máximo de permanência de 16 semestres.
O detalhamento das disciplinas que compõe a matriz curricular, assim como o fluxo de habilitação, está disponível na página do SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.